O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, assegurou que nenhum paciente oncológico ou renal atualmente em tratamento na Santa Casa de Cuiabá ficará desassistido, mesmo com o encerramento das atividades da unidade previsto até o fim deste ano. A declaração foi feita durante entrevista coletiva nessa terça-feira (22), em meio às preocupações de parlamentares e da população com o futuro dos atendimentos especializados.
“Eu posso assegurar que nenhum paciente que hoje é atendido na Santa Casa vai ficar sem tratamento. O governo do Estado não é irresponsável. Se não conseguirmos migrar todos para unidades como o Hospital do Câncer ou o Hospital Geral, os atendimentos continuarão sendo prestados onde for necessário”, garantiu o secretário.
O encerramento das atividades na Santa Casa faz parte da reestruturação da rede estadual de saúde. A inauguração do novo Hospital Central, que será administrado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, está prevista para setembro, com início dos atendimentos programado para até 60 dias após a entrega da obra. Ou seja, a previsão é que a nova unidade entre em operação em dezembro.
“Nós estamos torcendo para vencer o prazo até o dia 30 e manter o cronograma. A previsão contratual é de que o hospital comece a funcionar dois meses após a inauguração. Então, provavelmente em dezembro”, explicou Figueiredo.
Sobre as empresas que ocupam áreas na quadra pertencente à Santa Casa, o secretário disse que todas terão que deixar o local. “São estabelecimentos instalados nos arredores da propriedade da Santa Casa, e não dentro do hospital. Mas sim, vão ter que sair após a entrega da unidade”, esclareceu.
Questionado se o Governo do Estado cogita arrematar o imóvel da Santa Casa em leilão, Figueiredo afirmou que, neste momento, não há essa intenção.




























