O governador Mauro Mendes afirmou que a sensação de impunidade que predomina no país há muitos anos tem deturpado valores e transformado pessoas aparentemente comuns em autores de crimes. A declaração foi feita durante o lançamento do projeto “Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e Adolescente”, iniciativa voltada à prevenção da violência sexual contra o público infantojuvenil.
Mendes ressaltou que esse tipo de violência é silencioso. “Esse tipo de crime precisa ser combatido. Ele acontece dentro dos lares muitas vezes e precisa ter uma ação preventiva, educativa para que no menor indício da sua ocorrência possa ter denunciado antes que aconteça consequências maiores e os traumas e sequelas que elas podem deixar”, frisou.
O programa foi desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso em parceria com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e as forças de segurança do Estado. “Estamos juntando esforços e mais uma ação importante que é o combate à violência sexual contra criança e adolescentes. Esse tipo de violência, eu tenho falado muito sobre isso, é mais uma face das violências que estão se praticando tanto no Brasil”, destacou o governador.
O programa
A proposta é promover ações educativas e preventivas para alertar crianças e adolescentes sobre situações de risco.
O projeto “Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e Adolescente” possui uma metodologia própria para orientar o público de acordo com a faixa etária.
As atividades abordam temas que representam riscos para crianças e adolescentes, como deepfake, redes sociais, jogos online, consentimento, limites e identificação das partes do corpo por meio do “Semáforo do Corpo”, entre outros assuntos.
A iniciativa será desenvolvida não apenas em escolas públicas e particulares, mas também em unidades do Cras e Creas. Policiais civis foram capacitados para aplicar o projeto por meio de palestras e rodas de conversa voltadas à prevenção e conscientização.


























