Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
FISCALIZAÇÃO

'CPI encontrou falhas na bilhetagem e na qualidade de ônibus aos finais de semana', aponta vereadora Samantha Iris

Presidente da comissão aponta falhas na bilhetagem, qualidade dos ônibus e cobrança indevida em domingos gratuitos
Samantha Iris - Imagem SBT Cuiabá

publicidade

A vereadora Samantha Íris (PL), presidente da CPI do Transporte na Câmara de Cuiabá, afirmou que os trabalhos da comissão seguem em andamento, mas com dificuldades devido ao grande volume de documentos. Em entrevista coletiva, a parlamentar destacou que já foram detectadas contradições em dados sobre bilhetagem, controle de qualidade dos ônibus e fiscalização dos serviços prestados pelas empresas concessionárias.

“É uma CPI complexa. Os dados enviados pelos órgãos responsáveis pelo transporte público são volumosos, principalmente por envolverem a venda e uso dos bilhetes eletrônicos. Já identificamos inconsistências, especialmente sobre a destinação dos bilhetes não utilizados e a qualidade do serviço prestado”, disse.

A vereadora pontuou que parte dos contratos não apresentam parâmetros claros sobre a qualidade exigida dos ônibus. “Faltam indicadores técnicos para acompanhar e cobrar. É necessário saber qual o padrão que o serviço deve seguir”, destacou.

Outro tema abordado foi o problema recorrente da demora de ônibus aos finais de semana, especialmente aos sábados, o que prejudica quem depende do transporte para trabalhar. “Temos recebido muitas denúncias. Já solicitamos à Semob um estudo técnico para redimensionar as linhas e reforçar a frota onde for necessário. Além da CPI, tenho feito esse trabalho como vereadora”, explicou.

Cobrança aos domingos

Sobre a cobrança indevida de passagens em domingos gratuitos, Samantha afirmou que recebeu reclamações sobre o episódio mais recente, ocorrido no último domingo, e entrou em contato imediato com a “Cuiabá Regula”. A justificativa repassada à vereadora foi de que o sistema da empresa responsável pela bilhetagem, localizada em São Paulo, teria sido resetado, o que retirou temporariamente a gratuidade. “Achei uma coincidência essa falha justamente no dia de uma manifestação. Mas oficialmente foi isso que nos foi informado”, comentou.

Ela também mencionou que o vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) levantou o número de aproximadamente 3 mil passagens cobradas indevidamente, e que a empresa se comprometeu a ressarcir os valores aos usuários afetados.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

publicidade

publicidade

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x