O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), apresentou os detalhes da estrutura do novo Centro Médico Infantil no antigo Pronto-Socorro (CMI) que está em fase final de construção e deve ser inaugurado nos próximos dois meses. A unidade funcionará 24 horas por dia com atendimento exclusivo para crianças e promete ser a maior referência em pediatria da rede pública na capital.
Com 7 consultórios pediátricos, o centro contará com pelo menos cinco médicos pediatras por turno, trabalhando em regime de plantão. A expectativa é que cada profissional atenda cerca de quatro crianças por hora, o que permitirá uma média de 250 atendimentos diários.
A estrutura inclui ainda salas vermelha, amarela e verde, para classificação de risco, sala de medicação, e um espaço com 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de salas de observação e internação pediátrica.
Equipado com raio-x, tomografia, ultrassom e, futuramente, ressonância magnética, o Centro Médico Infantil contará com serviços que hoje são encontrados apenas em grandes hospitais da rede privada, como Santa Rosa e Femina.
“A estrutura vai ser maior do que qualquer hospital privado de pediatria em Cuiabá”, afirmou Abílio.
A obra já está com a parte estrutural praticamente finalizada. Os equipamentos estão em fase de licitação e a prefeitura não descarta abrir o centro de forma parcial, caso haja necessidade urgente.
“Se a Santa Casa fechar antes da entrega oficial, a gente vai ativar o Centro Médico Infantil imediatamente com atendimento reduzido”, explicou o prefeito.
O centro é uma das principais apostas da atual gestão para melhorar o atendimento infantil e desafogar as UPAs e policlínicas, que hoje também atendem casos pediátricos. Com o novo espaço, a rede municipal poderá destinar os profissionais para um atendimento mais especializado e eficiente, com mais conforto para as crianças e suas famílias.


























