Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
REFLORESTAMENTO

Prefeitura de Cuiabá realiza segunda etapa do Projeto “Tia Nair Mais Verde” com plantio de 30 mudas

Crédito: Francinei Marans
Crédito: Francinei Marans

publicidade

Com o slogan “Plante hoje a sombra de amanhã”, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), realizou nesta sexta-feira (30) a segunda etapa do Projeto “Tia Nair Mais Verde”, com o plantio de 30 mudas no Parque Tia Nair.

O projeto tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis e ampliar a arborização do espaço público, contribuindo para o conforto térmico e a melhoria ambiental do parque. Nesta fase, foram plantadas espécies como ipê branco e amarelo, ipê amarelo do cerrado, palmeiras e plantas frutíferas, incluindo amora, cacau, araçá-una e tamareira.

Segundo o secretário adjunto de Regulação e Fiscalização da Sorp, Robson Pereira dos Santos, a ação contou com apoio intersetorial. Ele destacou a colaboração da Secretaria Municipal de Agricultura, que forneceu o perfurador de solo, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e do viveiro Jamil Mudas, responsável pela doação das mudas.

“Estamos muito felizes em contribuir para tornar este espaço mais agradável. A ação beneficia toda a sociedade, especialmente quem frequenta o parque ou busca os serviços da Secretaria de Ordem Pública. São parcerias como essas que ajudam Cuiabá a voltar a ser reconhecida como cidade verde”, afirmou Robson Pereira.

A coordenadora técnica de Fiscalização de Obras e idealizadora do projeto, Ana Beatriz Freitas Siqueira, ressaltou a importância do reflorestamento urbano para a qualidade de vida da população. Ela destacou ainda o crescimento das mudas plantadas na primeira etapa, realizada em dezembro de 2025.

“Nossa expectativa sempre foi melhorar a qualidade de vida da população cuiabana, ampliando as áreas de sombra, que trazem conforto térmico e beneficiam os frequentadores do parque. Quem passa por aqui já consegue perceber o crescimento das primeiras espécies plantadas. Cada pessoa envolvida contribui para tornar Cuiabá mais agradável”, pontuou Ana Beatriz.

O Projeto “Tia Nair Mais Verde” é realizado em fases. Na primeira etapa, foram plantadas cerca de 52 mudas. Atualmente, a ação segue na fase de expansão do plantio para contemplar todo o parque. A etapa final prevê a replicação do modelo em outros parques da capital, incluindo mapeamento de áreas prioritárias, seleção das espécies, preparação do solo e plantio com acompanhamento técnico especializado.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

publicidade

publicidade

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x