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RONDONÓPOLIS

Sinfra estadual e municipal vistoriam obras de drenagem no Distrito Industrial Vetorasso

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Na tarde desta quinta-feira (16), equipes técnicas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra/MT), bem como equipes da Sinfra municipal, coordenadas pelo secretário Vinícius Amoroso, realizaram visitas de vistoria técnica e fiscalização das obras de drenagem profunda que estão sendo realizadas na região do Distrito Industrial Maria Vetorasso.

Conforme o secretário a reunião com a equipe de Cuiabá (MT), começou ainda na parte da manhã quando os representantes da Sinfra/MT foram recepcionados pelo prefeito em seu gabinete e repassaram algumas orientações de ajustes técnicos ao projeto que foram identificados como necessários. Vinícius externou as suas considerações à equipe da capital, onde foram ajustados os pontos divergentes para serem sanados, e ainda debateram novos projetos de investimentos que inclusive, já se encontram protocolados na Sinfra/MT.

Amoroso destacou que o citado distrito Industrial foi entregue numa administração anterior sem a mínima infraestrutura, e que a atual gestão com o apoio do Governo do Estado; uma emenda do senador Carlos Fávaro e, a contrapartida da prefeitura, estão investindo cerca de R$ 60 milhões nas obras de drenagem profunda e pavimentação em andamento no referido distrito.

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O secretário ressaltou ainda que a atual gestão já investiu bastante no local, asfaltando com recursos próprios os mais de 3 km de extensão da Avenida dos Transportes, com pavimento CBUQ de mais de 12 cm de espessura, pavimentando praticamente o distrito todo. E agora, executa a mais importante obra no local que é a drenagem profunda que vai coletar e escoar as águas das chuvas da região, passando pelo interior do distrito, ligando ao coletor tronco localizado nas imediações do Posto Trevão e, em seguida, cruzando a BR-163, ser ligado ao canal de escoamento proveniente do Distrito Razia, e que vai desaguar no Rio Vermelho.

Lembrando ainda que após a conclusão das obras de drenagem, se iniciam as obras de pavimentação e recomposição do pavimento asfáltico. “Essa fase da obra é um pouco complicada; é morosa, mas é necessária para que, assim que concluirmos a drenagem, possamos trazer as obras subsequentes, como base, sub-base, e a cobertura asfáltica propriamente dita, para que as pessoas não sofram mais nos períodos de chuvas com alagamentos e com água escorrendo para todo lado”, explicou.

Ainda conforme o secretário, 65% das obras já estão concluídas. Segundo ele, todos os pontos mais críticos já foram executados, incluindo aqueles que passaram por dentro do terreno de algumas empresas/indústrias.

DISTRITOS INDUSTRIAIS 

A cidade de Rondonópolis conta hoje com cinco distritos industriais: o Distrito Industrial do polo intermodal (ALL); o Distrito Industrial Paulo Cabral (DI antigo); o DI Razia, o DI Vetorasso e, o mais recente, o DI Anézio Pereira de Oliveira, mais conhecido como mini Distrito Industrial de Vila Operária. Na verdade, quatro destes distritos estão recebendo fortes investimentos em infraestrutura do poder público.

Ao final da entrevista, Vinícius destacou a intensão da gestão em criar brevemente o sexto distrito Industrial da cidade, assim que os demais estiverem com todas as obras de infraestrutura básica, concluídas.

“Todo esse esforço empregado pela gestão é para fazer com que a cidade de Rondonópolis se torne cada vez mais atrativa, e possa atrair novas empresas e novos investimentos que vão movimentar a nossa economia, gerar desenvolvimento, progresso e oportunidades de trabalho a nossa gente”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

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Da Redação

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RONDONÓPOLIS

Judiciário convida prefeito para discutir caos no trânsito

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Uma reunião articulada pelo Poder Judiciário debateu na tarde desta sexta-feira (14), no auditório do Ministério Público do Estado, a crítica situação do trânsito de Rondonópolis, apontado como o mais letal de Mato Grosso e um dos mais violentos do Brasil. O juiz Wagner Plaza Machado Junior, do 2º Juizado Especial de Rondonópolis, convidou vários agentes importantes nesse tema, incluindo o prefeito Cláudio Ferreira, visando estabelecer medidas para um trânsito mais seguro na cidade. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), envolvendo a Prefeitura, está sendo articulado pelo Ministério Público.

Além do magistrado e do prefeito, a reunião contou com a juíza Maria das Graças Gomes da Costa, as promotoras de justiça Joana Maria Ninis e Patrícia Eleutério Dower, o delegado da Polícia Civil Santiago Sanches, o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Silva Sá, o representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Audiney Rocha, o vereador Ibrahim Zaher, líder do prefeito na Câmara, e outros representantes da Prefeitura, como o secretário de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, o gestor do Gabinete de Segurança Pública (GASP), Carlos Guinâncio, e o procurador-geral adjunto, Vilmar Júnior.

Conforme o juiz Wagner Plaza, essa reunião objetivou debater com cada órgão ou instituição o que pode ser feito para melhoria e garantia de mais segurança no trânsito local. O magistrado citou vários dados que apontam a gravidade e letalidade do trânsito rondonopolitano, citando que agora em janeiro, por exemplo, em menos de 24 horas, foram três mortes. Somente em 2024 foram mais de 3.500 acidentes com vítimas, segundo dados do SAMU. Entre os problemas, citou a cultura de desobediências às regras, a falta de fiscalização e de um pátio para apreensão de veículos.

O prefeito Cláudio Ferreira destacou que o convite recebido para essa reunião é providencial, diante de todo impacto que o trânsito gera na economia, na saúde pública, com o colapso do Hospital Regional, e no aspecto social, com pais mortos. Na verdade, enfatizou que foram oito anos de omissão total do antigo gestor em cumprir medidas que ordenassem o trânsito local, resultando em muitas mortes e pessoas sequeladas. Diante da situação tão crítica, afirmou que é preciso o envolvimento de todos os poderes para o enfrentamento do problema.

Nisso, Cláudio Ferreira lamentou o desmantelamento do transporte público em Rondonópolis, com a decisão fracassada da gestão passada de estatizar o sistema. Também externou que o caminho no setor também passa por um transporte público eficiente. “Só existe uma forma de ter um trânsito pacífico, que é ter um transporte público eficiente”, disse ele, apontando ainda a necessidade de fiscalização e conscientização. Assim, também garantiu que vai tomar medidas para fortalecer o transporte público, como a redução no preço da tarifa.

Entre os participantes da reunião, um consenso é quanto à necessidade de implantar um pátio de apreensão de veículos na cidade, até para retomar as blitze e lei seca no trânsito. Também foi informado que não existe nenhum impedimento legal para retomada da fiscalização eletrônica na cidade, não havendo nenhuma investida contra do Ministério Público nesse sentido. Um encaminhamento tomado foi justamente na elaboração do TAC envolvendo a Prefeitura e o Ministério Público para buscar o ordenamento do trânsito local.

“Estou disposto a fazer o que não foi feito nos últimos oito anos, que é enfrentar o problema”, finalizou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

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Da Redação

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