A ExpoNorte, tradicional feira e exposição de Sinop, está de volta e promete movimentar a economia do município e de toda a região norte de Mato Grosso. O evento, que já foi realizado no passado, retorna após um período sem edições e terá entrada gratuita para a população. “Queira ou não alguns vereadores vamos impulsionar economia de Sinop”, defendeu o prefeito, Roberto Dorner (PL).
Durante entrevista ao vivo de Sinop para o SBT Cuiabá (assista no final da matéria), o prefeito Dorner destacou a importância da retomada da ExpoNorte e o impacto positivo que ela terá para o município.
Segundo ele, a aprovação do Projeto de Lei 014/2025 pela Câmara de Vereadores formaliza o reconhecimento do interesse público da feira, permitindo que a Prefeitura direcione recursos para sua realização. Além disso, houve apoio do Governo do Estado e do deputado Dilmar Dal Bosco (União) para garantir o financiamento do evento.
“É com grande satisfação que estamos passando essa informação. Foi aprovada ontem a ExpoNorte, uma feira que já vinha acontecendo há anos passados e parou. E, esse ano, vamos retomar essa feira e queremos agradecer ao deputado Dilmar, que junto com o Governo do Estado fez uma ponte para trazer também recurso. Nós, aqui de Sinop, só temos a agradecer. Vamos fazer uma festa gratuitamente a todos, em especial para as pessoas mais humildes, que não vão pagar ingresso. Então, esse é um presente da Cultura e do Turismo de Sinop”, frisou o prefeito.
Compromisso de campanha
Dorner enfatizou ainda que a iniciativa faz parte de um compromisso de campanha e que a retomada da feira reforça o papel de Sinop como referência regional em eventos. “Quero convidar a todos, o pessoal de Cuiabá também para vir nessa feira. Eu tenho certeza que vai ser uma das melhores do Estado que vai acontecer pela primeira vez agora com um nome diferente, que é a ExpoNorte. […] Graças a Deus, aprovamos o projeto, com dinheiro também do Governo do Estado, e nós vamos fazer isso aqui para ajudar as pessoas que às vezes não têm nem a condição de pagar”.
A expectativa é de que a feira impulsione diversos setores econômicos, como o comércio, rede hoteleira, postos de combustíveis e restaurantes, além de gerar oportunidades para os comerciantes locais. O prefeito mencionou que cada real investido em eventos gera um retorno significativo para o município, citando como exemplo o sucesso da Praia do Cortado, que se tornou um atrativo popular na cidade.
Fomento à cultura e economia
Além da ExpoNorte, Dorner afirmou que a gestão municipal continuará investindo em eventos que valorizem a cultura e promovam o desenvolvimento econômico.
Segundo ele, a realização da feira demonstra o compromisso da administração com o fortalecimento da economia local e o bem-estar da população.
“Dos municípios em volta aqui, vem todo mundo para Sinop. Cada real investido em eventos tem um retorno de R$ 7 para o município. Eu falo sempre: que nós temos que trabalhar para fomentar e trazer mais e mais recursos para a nossa cidade. Também contemplar os nossos comerciantes que vão acelerar as venda. Hoje, portanto, temos o Festival de Pesca, o Festival de Praia, temos muita coisa que nós fizemos e vamos continuar fazendo queira ou não queira alguns vereadores, nós vamos fazer, sim, porque nós estamos beneficiando a nossa população, o nosso comércio e todo nosso município”.
A estrutura do evento já está sendo montada e a expectativa é de que a ExpoNorte atraia visitantes de toda a região, consolidando Sinop como um dos principais polos econômicos e culturais do estado. Conhecida como a Capital do Nortão, a cidade para de crescer.
Leia também: Sete vereadores votam contra Exponorte e alegam que “não é hora de investir em cultura”