O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), demonstrou preocupação com a condução do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que todos os brasileiros, independentemente de sua posição política, têm direito a um julgamento justo e imparcial. O ex-presidente se tornou réu no último dia 26 de março, acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022.
Mendes ressaltou que a confiança do povo brasileiro no sistema judiciário depende da garantia de que os julgamentos são realizados de maneira justa e imparcial.
Na manhã dessa quinta-feira (27), durante uma coletiva de imprensa, o governador questionou a condução do caso, mencionando que há muitas dúvidas sobre a imparcialidade do processo em curso, especialmente devido ao envolvimento de pessoas que desempenham múltiplos papéis no processo judicial.
“Existem muitas dúvidas. Já vi muitos juristas e especialistas criticando porque esse julgamento está sendo feito por pessoas que fizeram o inquérito, ele é o delegado, ele é o promotor, ele é o juiz. É algo muito estranho que me deixa muito preocupado”, declarou.
O ex-presidente Bolsonaro, juntamente com sete outros réus, responderá a um processo penal por tentativa de golpe de Estado, ação que pode resultar em condenações com penas de prisão.