Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
NOVO MODAL

Abilio quer implantar sistema ART em Cuiabá e diz que negociações com a China estão avançadas

Após viagem oficial, gestor revelou tratativas para implantação de uma planta frigorífica e negociações sobre novo modal de transporte em parceria com o governo do Estado
SBT Cuiabá

publicidade

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou novas perspectivas de investimento para a capital mato-grossense após sua viagem a Dubai e China, onde buscou firmar parcerias comerciais e tecnológicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à mobilidade urbana do município.

Segundo Abilio, uma das principais tratativas firmadas nos Emirados Árabes envolve a instalação de uma planta frigorífica em Cuiabá, além da captação de recursos financeiros por meio de financiamento internacional.

“Estamos fazendo uma parceria com os Emirados Árabes, provavelmente para uma planta frigorífica aqui na nossa cidade e também para conseguir captar um recurso através de financiamento do Julius Bacha para o nosso município”, destacou o prefeito.

Na China, o foco foi o projeto do modal ART (Autonomous Rail Rapid Transit), que, segundo ele, pode ser implantado em Cuiabá em substituição ou complemento ao atual sistema de transporte público.

“Na China a gente foi falar sobre o ART, que é esse modal que nós estamos trazendo. Temos conversado com o governo do Estado sobre ele e eu acredito que vai dar certo. Não precisa fazer quebradeira, nem destruição. É só fazer o sistema funcionar e colocar já para o ano que vem o ART rodando na nossa cidade”, explicou.

Abilio também ressaltou as diferenças culturais nas negociações com países asiáticos, destacando que o relacionamento é um fator determinante para fechar acordos.

“Lá eles buscam muito mais o relacionamento para fechar negócio do que simplesmente definições de contrato. Essa busca de contato é excelente para estreitar relações, tanto com a empresa da ART, na China, quanto com os Emirados Árabes”, disse.

Transporte coletivo 

Questionado sobre as obras do BRT (Bus Rapid Transit), Abilio afirmou que o sistema por si só não resolve completamente os problemas do transporte coletivo, mas contribui para melhorar a mobilidade urbana.

“O sistema de transporte coletivo é mais complexo. Tem que melhorar as linhas de ônibus, os veículos e tudo mais. O BRT melhora a mobilidade, mas para ter mais pessoas andando de ônibus é preciso melhorar a qualidade dos veículos. Vamos trabalhar junto com o governo do Estado para resolver essa parte”, pontuou.

O prefeito ainda explicou que a implantação do ART depende de uma manifestação formal de interesse do governo do Estado, uma vez que o transporte intermunicipal é de responsabilidade estadual.

“O governo precisa manifestar formalmente o interesse para que a empresa possa ceder o veículo e realizar os testes em Cuiabá. É uma corrida de revezamento: a prefeitura só pode seguir sua parte quando o Estado concluir a dele”, completou.

Investimentos e novos projetos

Em relação a novos investimentos, Abilio afirmou que o município está preparado para atrair capital estrangeiro, mas ressaltou que não pretende iniciar grandes obras neste momento, respeitando o sentimento da população após o período eleitoral.

“As possibilidades de investimento são boas. Só não estamos pegando financiamento agora porque o povo não quer mais saber de obra neste momento. Estamos preparando o terreno para, no futuro, com juros mais baixos, abrir novos projetos e obras na cidade”, declarou.

O prefeito encerrou a entrevista dizendo que acredita em um cenário favorável para Cuiabá em 2026, com avanços nas parcerias internacionais e maior integração com o governo estadual para impulsionar o desenvolvimento econômico e estrutural da capital.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

publicidade

publicidade

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x