Uma operação da Polícia Federal que investiga a suposta venda de sentenças judiciais em Mato Grosso ganhou destaque nacional no programa SBT Brasil. O apresentador do SBT Comunidade, programa do SBT Cuiabá, Leandro Trindade, deu os detalhes ao vivo sobre a ação (assista no final da matéria).
A operação, que mira dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, resultou no cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão, além da prisão de um homem acusado de ser o principal lobista envolvido no esquema.
A investigação teve início após a execução do advogado Roberto Zampieri, no final de 2023. Durante as apurações para descobrir o responsável pelo assassinato, os investigadores acessaram o celular da vítima e encontraram conversas comprometedores envolvendo os dois desembargadores afastados, além de um homem apontado como lobista.
As conversas levaram à deflagração da operação nesta terça-feira (26). Os dois desembargadores, que estavam afastados de suas funções desde agosto de 2024, por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tiveram os gabinetes e as residências vasculhados pela Polícia Federal. Além disso, foi determinado que ambos usassem tornozeleiras eletrônicas, como parte das medidas de monitoramento durante as investigações.