Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

ATENÇÃO ESTUDANTE!

SISU: UFMT divulga quase 5 mil vagas para graduação no estado

As inscrições para o SISU acontecem entre os dias 17 e 21 de janeiro; mais da metade das vagas são para cotas

Publicado em

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou o edital do processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação por meio do Sistema Integrado de Seleção Unificada (SISU) 2025. São 4.959 (quatro mil e novecentos e cinquenta e nove) vagas na UFMT ofertadas nos quatro Câmpus, sendo mais da metade para ingresso por cotas.

As inscrições para o SISU acontecem entre os dias 17 e 21 de janeiro. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26.

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002. É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio.

Em 2025, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade.

Serão ofertadas vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro como no segundo semestres letivos de 2025. O candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar, porque isso dependerá de sua classificação no curso pretendido. Na UFMT o primeiro semestre letivo de 2025 inicia em 2 de junho de 2025 e o segundo semestre em 27 de outubro de 2025.

Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Acesse o edital da UFMT.

Acesse a página do Sisu.

COMENTE ABAIXO:
Redação

Advertisement Entre na comunidade de WhatsApp do MTPLAY e receba notícias em tempo real

GERAL

Sebrae realiza mutirão de atendimentos gratuitos neste sábado

O mutirão vai até às 17h e é realizado na sede do Sebrae, localizada na av. Historiador Rubens de Mendonça – avenida do CPA, nº 3.999

Published

on

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae-MT) realiza, neste sábado (25), um verdadeiro “plantão de atendimentos” para receber Micro Empreendedores Individuais (MEIs) que precisam regularizar a situação de enquadramento dos CNPJs.

O mutirão vai até às 17h e é realizado na sede do Sebrae, localizada na av. Historiador Rubens de Mendonça – avenida do CPA, nº 3.999, Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

De acordo com o Sebrae, a ação visa favorecer que os responsáveis de CNPJs que foram desligados do sistema de regime tributário e do Simples Nacional, no fim do ano passado, e desejam voltar a usufruir dos benefícios oferecidos pelo regime simplificado.

A analista técnica do Sebrae-MT, Cristineide Pontes, reforçou que o prazo para retorno ao enquadramento como MEI termina em 31 de janeiro e por isso o mutirão é feito neste momento.”Isso torna este mutirão em um momento fundamental para evitar complicações futuras e pendências com a Receita Federal. A ação não só facilita a regularização, mas também orienta e apoia os empreendedores, fortalecendo suas atividades e promovendo o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, explica.

Durante o mutirão, são ofertados serviços como:

  • orientações e processo de reenquadramento no Simei;
  • regularização de pendências, como: parcelamento, emissão de boletos (DAS) e declarações anuais de faturamento;
  • atendimento personalizado para sanar dúvidas e garantir que o empreendedor esteja em conformidade com a Receita Federal.
COMENTE ABAIXO:
Redação

Continuar lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA