Nesta quinta-feira (12.2), o Governo do Estado de Mato Grosso inaugurou a Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques, em Denise, um importante marco para a educação na região. A nova unidade escolar recebeu um investimento de R$8.027.887,68 e promete fortalecer a infraestrutura educacional da Rede Estadual de Ensino, proporcionando aos estudantes um ambiente moderno e equipado com tecnologia de ponta.
Durante a inauguração, o governador Mauro Mendes destacou a importância de oferecer uma educação de qualidade, com infraestrutura superior à de muitas escolas particulares. “Inaugurar escolas com uma infraestrutura tão boa e que, em muitos casos, supera a qualidade das escolas particulares, com tecnologia de ponta, é motivo de muito orgulho”, afirmou. O governador ressaltou ainda que o novo espaço visa oferecer aos alunos e profissionais de educação um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento.
A Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques foi projetada para atender até 960 estudantes, com 480 alunos por turno. Atualmente, a unidade já atende 678 alunos, distribuídos em 26 turmas. A escola conta com 16 salas de aula, em uma área construída de 3.165,78 metros quadrados, proporcionando um espaço amplo e confortável para a aprendizagem.
Investimento em Qualidade e Tecnologia
A secretária adjunta Executiva de Educação, Flávia Soares, destacou que o investimento representa um passo importante para garantir que os estudantes tenham acesso a um ambiente de ensino moderno e de qualidade. “Essa nova entrega, com espaços modernos e equipados com alta tecnologia, reforça o quanto estamos construindo uma educação pública de qualidade”, afirmou.
Flávia ainda ressaltou que a inauguração da escola faz parte de uma estratégia de modernização da rede estadual de ensino, com foco na ampliação das vagas e na melhoria das condições para o ensino e aprendizagem. O objetivo é oferecer aos alunos e professores as melhores condições para o desenvolvimento acadêmico.
Motivação e Alegria no Ambiente Escolar
A diretora da escola, Maria Ediviges, afirmou que a nova estrutura traz mais motivação e alegria aos profissionais da educação, incentivando-os a melhorar cada vez mais o desempenho na sala de aula. “Para os nossos alunos também é um ambiente propício para que eles possam desenvolver a aprendizagem. Esse é o nosso principal objetivo, melhorar cada dia a aprendizagem dos nossos estudantes. Com certeza é um momento de muita alegria e celebração”, afirmou.
A estudante do 8º ano, Maria Eloah Silva Valentim dos Santos, expressou sua felicidade ao conhecer a nova escola. “Eu gosto muito de ler, então, quando vi a biblioteca, me senti realizada e com muito mais vontade e incentivo de aprender. Estou sentindo prazer por estar aqui”, contou a jovem.
Professores também celebram a conquista
A professora de Língua Portuguesa, Suzana Mendes, contou que o sonho dos educadores e dos estudantes era realizar uma simples reforma na escola, mas, com a nova estrutura, todos receberam muito mais do que imaginavam. “Temos um espaço amplo, ótimas salas de aula e bastante espaço para os alunos e professores se movimentarem dentro da sala. Vai favorecer bastante a aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, nosso trabalho também”, comentou Suzana. Ela também destacou a visível alegria dos alunos e como o novo espaço tem gerado motivação para todos na escola.
A inauguração da Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques representa mais um avanço na educação pública de Mato Grosso, oferecendo aos alunos de Denise e região um espaço adequado para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Com uma infraestrutura moderna e inovadora, a escola reflete o compromisso do Governo do Estado com a melhoria das condições de ensino e com o futuro dos jovens mato-grossenses.



























