Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
AVANÇOS

“É um sonho realizado, uma meta cumprida”, diz prefeita sobre inauguração do Parque Tecnológico

Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG

publicidade

Após mais de uma década de espera, foi inaugurado nesta quinta-feira (25) o Parque Tecnológico, que passa a ser o Centro de Inovação de Mato Grosso. Localizado no bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande, o complexo representa um importante avanço para o desenvolvimento tecnológico, científico e econômico da segunda maior cidade do estado.

O empreendimento é resultado de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Várzea Grande. Para viabilizar a conclusão das obras de infraestrutura no entorno do parque, o município investiu R$ 3,9 milhões como contrapartida.

Durante a cerimônia de inauguração, a prefeita Flávia Moretti destacou o significado do novo espaço para o município e afirmou que o parque simboliza a retomada do protagonismo de Várzea Grande.

“É um marco histórico para Várzea Grande. Estamos resgatando o protagonismo da cidade, não apenas como um polo de inovação e tecnologia, mas como uma referência para Mato Grosso, para o Brasil e para o mundo. É um sonho realizado, uma meta cumprida”, afirmou a prefeita, lembrando que acompanha o projeto desde 2008, quando presidia a subseção local da OAB.

A gestão do Parque Tecnológico ficará sob responsabilidade do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), considerado uma referência nacional no setor. A proposta é integrar governo, universidades, startups e iniciativa privada para desenvolver soluções voltadas aos desafios de Mato Grosso, com foco em segurança alimentar, sustentabilidade e agronegócio.

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, classificou o empreendimento como uma “semente de prosperidade” e ressaltou que a iniciativa é fruto de um esforço conjunto de diferentes gestões.

“Temos a convicção absoluta do êxito deste projeto, fundamentada no início das atividades deste Parque Tecnológico”, declarou. O governador também reconheceu a contribuição de idealizadores da proposta, como o ex-deputado Allan Kardec, além do trabalho realizado pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Alencar Brescancim.

Além de fomentar o empreendedorismo e a inovação, o complexo já reúne projetos voltados à sustentabilidade e à saúde. Entre eles está o desenvolvimento de equipamentos para eliminar o uso de mercúrio na extração de ouro e uma parceria com o Hospital Albert Einstein para pesquisas de monitoramento e combate à leishmaniose e à hanseníase.

Outro destaque é a implantação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), viabilizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A iniciativa já atraiu 16 empresas de quatro estados brasileiros interessadas em integrar o ecossistema de inovação do parque.

Empresários e pesquisadores que desejam participar do projeto podem retirar o formulário de manifestação de interesse na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico ou na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec-MT).

O Parque Tecnológico também contará com um posto permanente de atendimento da Prefeitura de Várzea Grande, oferecendo consultoria, suporte técnico para inovação industrial e capacitação de mão de obra qualificada, fortalecendo o ambiente de desenvolvimento tecnológico e incentivando a geração de novos negócios no estado.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

publicidade

publicidade

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x