Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou nesta quinta-feira (25.6) a soltura de dois macacos zogue-zogue, no município de Alta Floresta. Os animais haviam sido resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar. Um deles no início do mês, após ter sido vítima de acidente no perímetro urbano da cidade, já o outro apresentava problemas de saúde e foi entregue pelos militares à Sema.
Segundo o diretor da unidade regional da Sema no município, Leandro Rodinei Brauwers, os macacos foram levados para uma clínica veterinária conveniada junto ao órgão ambiental para os cuidados médicos, na cidade de Sorriso.
O gerente de fauna da Sema, Marlon Gallina, explicou que a definição do local para a soltura dos silvestres levou em consideração critérios técnicos.
“Os macacos zogue-zogue vivem em grupos familiares estáveis e, por isso, não podem ser soltos em qualquer local. A chance de sobrevivência seria significativamente reduzida caso fossem soltos longe da área onde foram encontrados. Além disso, mesmo que encontrassem outro grupo, a probabilidade de serem aceitos seria pequena”, destacou o gerente.
Também em Alta Floresta, a Sema foi acionada, no último dia 15, pelo Corpo de Bombeiros Militar sobre a presença de uma anta ferida andando pela cidade. A Gerência de Fauna em conjunto com os bombeiros conseguiu capturar o animal que estava exausto e com diversos machucados pelo corpo.
A anta foi sedada, recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada para a clínica veterinária de Sorriso. Na clínica, foi constatado que o animal apresentava um ferimento perfurante no rosto causado por bala. As faces do mamífero ainda contém estilhaços de chumbo, porém ele se encontra estável e recebendo tratamento adequado.


























