O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), disse, em suas redes sociais, que a violência praticada por adolescentes contra uma colega dentro de uma escola pública em Alto Araguaia reflete um fenômeno preocupante: a idolatria ao crime entre jovens. Segundo ele, “muitos adolescentes estão achando que pertencer a uma facção criminosa é um caminho que pode levar ao sucesso e até ganhar dinheiro fácil”.
As declarações foram feitas após a divulgação de um vídeo em que quatro alunas aparecem espancando outra adolescente nas dependências da Escola Estadual Carlos Obinay. Para Mendes, o episódio revela como práticas típicas de organizações criminosas têm sido reproduzidas no ambiente escolar por jovens que enxergam nas facções uma forma de pertencimento.
“Infelizmente, essas coisas estão acontecendo muito no nosso país. Esses crimes que envolvem adolescentes, nós precisamos revisitar as nossas leis, mudar esse entendimento que tem na lei brasileira e apertar cada vez mais o cerco em cima dessas facções criminosas como nós temos feito aqui em Mato Grosso”, frisou o governador.
Mendes destacou que as agressoras já foram apreendidas pela Polícia Civil, com apoio do Ministério Público e do Judiciário, e encaminhadas à internação provisória em unidade destinada a menores infratores. Ele elogiou a agilidade das instituições no caso.
Limites frente à legislação
Segundo Mendes, crimes como esse não são isolados e têm se tornado frequentes no país, exigindo uma resposta mais firme das autoridades e uma revisão do que chamou de “frouxidão” na legislação atual. Ele afirmou que o programa estadual Tolerância Zero continuará atuando, mas reconheceu os limites da ação estadual frente à legislação federal.
“A Justiça é frouxa no país para combater esse tipo de crime e de criminosos, e que nós esperamos que o Congresso Nacional faça a sua parte e a gente não seja obrigado a ver cenas terríveis como aquela. Quatro adolescentes, de 11 anos, de 13 anos, de 14 anos, espancando uma colega numa prática típica de facções criminosas, que estão gerando esse tipo de comportamento e sendo reproduzido pelos nossos adolescentes”.
O governador reforçou o papel do Estado em continuar investindo na segurança pública e alertou sobre as consequências da criminalidade: “Infelizmente, quem tomou esse caminho só teve esses dois resultados: ou a prisão ou a morte”.





























