A primeira ocorrência foi registrada por volta das 12h25, após acionamento via telefone de emergência 193 para combater um incêndio em um terreno localizado na Rua São Pedro da Cipa, no bairro Belvedere.
Uma equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) se deslocou ao local indicado e, ao chegar, constatou que grande parte da área já havia sido consumida pelo fogo, restando focos ativos em alguns pontos.
Para conter as chamas, a equipe utilizou o canhão monitor do caminhão Auto Tanque (AT-597), empregando cerca de três mil litros de água. Após a extinção dos focos remanescentes, os militares realizaram o rescaldo e uma vistoria completa para eliminar riscos de reignição. Não houve danos a edificações vizinhas nem registro de vítimas.
Já por volta das 21h30, a equipe da 11ª CIBM foi acionada para atender um princípio de incêndio em um mercado localizado na Avenida Eugênio Prati, no bairro GreenVille I.
Ao chegarem ao local, os militares constataram intensa concentração de fumaça no interior do estabelecimento e iniciaram os procedimentos de reconhecimento, avaliação de riscos e segurança da edificação.
Durante a vistoria inicial, o proprietário informou que o sistema de proteção elétrica havia atuado automaticamente, ocasionando o desligamento do padrão de energia. A informação foi verificada e confirmada pela equipe antes do início das ações de combate ao incêndio.
Após a adoção das medidas de segurança, os militares fizeram buscas para identificar a origem do incêndio. Inicialmente, foi feita uma varredura completa no piso térreo, onde não foram encontrados focos. Em seguida, a equipe prosseguiu para o mezanino, localizando o foco principal.
O incêndio teve origem em equipamentos de tecnologia da informação, especificamente em servidores de rede e componentes de um quadro de distribuição elétrica. As chamas também atingiram documentos armazenados nas proximidades.
O combate foi feito com extintores portáteis adequados ao tipo de incêndio, possibilitando a rápida extinção das chamas e impedindo a propagação do fogo para os demais setores da edificação.
Após a extinção do foco, os bombeiros utilizaram a técnica de Ventilação por Pressão Positiva (VPP) para remover a fumaça acumulada e restabelecer as condições de segurança do ambiente. Foi necessária a abertura de duas janelas localizadas no mezanino, que estavam vedadas por placas de gesso. A equipe fez a remoção de forma controlada pela equipe.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestou apoio operacional durante a ocorrência.
Ninguém ficou ferido.
























