A Prefeitura de Várzea Grande inicia, a partir das 0h desta terça-feira (13), a retirada de 36 equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade, distribuídos em 10 pontos fixos da cidade. A medida, coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, representa uma economia mensal de R$ 158 mil aos cofres públicos e atende à legislação vigente do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo a prefeita Flávia Moretti (PL), a decisão integra uma estratégia mais ampla de modernização e diversificação dos mecanismos de controle de tráfego, com foco em educação, engenharia viária e sinalização adequada. “A retirada também responde a um clamor popular. Vamos fazer isso de forma segura e estratégica”, afirmou a gestora.
O coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar de Arruda, explicou que os pontos desativados já cumpriram sua função educativa, registrando queda significativa nas infrações. Um exemplo é a Avenida Doutor Paraná, onde houve redução de 62,5% nas ocorrências de 2023 para 2024.
A nova política de trânsito prevê a manutenção de 21 radares ativos e a implantação de sinalização reforçada com novos limites de velocidade: 40 km/h em áreas com grande circulação de pedestres, 50 km/h em vias principais e 60 km/h em trechos de menor fluxo. Sinalizações horizontais com material termoplástico e ampliação das faixas de pedestres também estão sendo implementadas.
A primeira etapa da readequação deve ser concluída em até 30 dias, com foco posterior nos bairros. A gestão reafirma que continuará monitorando os índices de acidentes para realizar ajustes conforme necessário.
Pontos onde os radares serão retirados incluem:
- Av. Presidente Arthur Bernardes (Ipase)
- Av. Doutor Paraná (Dom Orlando Chaves)
- Av. Arnaldo do Mapim (Mapim)
- Av. Vereador Jorge Witzak (Cristo Rei)
- Av. Filinto Müller com Castelo Branco (Centro)
-
Entre outros.