A concessionária Águas Cuiabá segue ampliando suas ações para fortalecer o acesso ao saneamento básico na capital mato-grossense. Em entrevista exclusiva, o diretor-geral da empresa, Leonardo Menna, destacou os avanços do programa Interligue Já, que busca conectar os imóveis à rede coletora de esgoto. A iniciativa, segundo ele, tem alcançado resultados significativos em bairros como o Santa Rosa, que registrou 86% de adesão.
“O Santa Rosa já teve o ciclo finalizado com um número expressivo de adesões. Nossa meta é chegar a 100% de ligações. Também atuamos no Bosque da Saúde e seguiremos agora para o Jardim das Américas”, afirmou.
Em entrevista exclusiva ao portal MT Play, Leonardo explicou que o Interligue Já é fruto de uma parceria entre diversos órgãos, incluindo o Ministério Público, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), a Sejusc, a Prefeitura, o Procon Municipal e Estadual, além da própria concessionária. A campanha orienta a população sobre a obrigatoriedade legal de conexão à rede de esgoto sempre que ela estiver disponível na rua.
Além da ampliação da cobertura de esgoto, a Águas Cuiabá também tem investido em serviços itinerantes para facilitar o atendimento ao cidadão. Desde esta semana, a Unidade Móvel da concessionária está percorrendo bairros da capital, oferecendo praticamente todos os serviços disponíveis nas lojas físicas.
“Nossa estrutura móvel oferece desde emissão de segunda via, negociação de débitos, mudança de titularidade, até solicitações de religação e atendimento a dúvidas sobre contas. A ideia é alcançar quem não consegue ir até uma loja durante a semana”, explica Menna. A unidade costuma permanecer entre um e três dias nos bairros, geralmente incluindo os fins de semana, quando mais moradores estão em casa.
Investimentos em esgoto e abastecimento
Entre os principais projetos estruturantes em andamento, Leonardo Menna destacou a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na região Sul da cidade, próxima ao Parque Atalaia. A obra deve ser concluída até o fim do ano e terá capacidade para tratar 60 litros por segundo, substituindo pequenas estações existentes hoje na área.
Outro grande investimento é a implantação de rede coletora de esgoto na região da Prainha, que deve receber R$ 40 milhões até o fim de 2025. A obra promete elevar a cobertura e a eficiência do tratamento de esgoto na região central.
A concessionária também trabalha na setorização da rede de abastecimento de água, uma medida que reduz os impactos em caso de vazamentos. “Hoje, um vazamento pode obrigar a interrupção do abastecimento em áreas muito grandes. Com mais registros instalados, conseguimos isolar pontos específicos e minimizar os transtornos para a população”, explicou.
Outro destaque é a modernização do sistema de supervisão da rede — chamado de “supervisório” — que está sendo atualizado com investimento de R$ 1 milhão para garantir monitoramento em tempo real e respostas mais rápidas a possíveis falhas operacionais.
Aproximação com a comunidade
Leonardo Menna enfatizou que a empresa tem como foco em 2025 o fortalecimento da relação com os moradores. “Temos cerca de 800 colaboradores, entre diretos e indiretos, atuando diariamente nas ruas da cidade. Queremos que a população compreenda a importância do nosso trabalho e colabore com empatia, recebendo bem nossos profissionais que estão ali para servir”, concluiu.
Com ações contínuas e novos investimentos, a Águas Cuiabá busca não apenas ampliar o acesso ao saneamento, mas também construir uma relação mais próxima e transparente com os cidadãos cuiabanos.




























