Mato Grosso registrou novamente a maior taxa de feminicídios do país, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Pelo segundo ano consecutivo, o estado aparece no topo do ranking nacional, com uma média de 2,5 mortes a cada 100 mil mulheres. Em relação ao ano anterior, houve um acréscimo de 0,5% nos casos.
A escalada da violência de gênero também se reflete nos números de 2025. De acordo com dados do Ministério Público de Mato Grosso, o estado já soma 30 feminicídios entre janeiro e julho, o que corresponde a 63,8% do total registrado ao longo de todo o ano passado — e o ano ainda não chegou à metade do segundo semestre.
Um dos casos mais recentes ocorreu em Poxoréu, a 259 quilômetros de Cuiabá. Ednamara da Silva Pereira, de 28 anos, foi morta a facadas dentro de casa no último sábado (19). O suspeito é o marido dela, Warley Souza de Araújo, de 34 anos, preso em flagrante logo após o crime.
Além da taxa geral, Mato Grosso também ocupa o primeiro lugar entre os estados com maior número de feminicídios seguidos de suicídio do agressor. Foram oito registros desse tipo em 2024, número que empata com Santa Catarina e Piauí.
Embora os dados revelem aumento nos assassinatos, houve queda em um aspecto específico: o número de mulheres assassinadas mesmo estando sob medida protetiva. Em 2023, oito vítimas tinham esse tipo de proteção judicial. Em 2024, até o momento, foi registrado apenas um caso com essa característica.




























