A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Decreto nº 11.777, de 12 de fevereiro de 2026, anunciou a gratuidade do transporte público coletivo urbano durante o Carnaval. A medida visa facilitar a mobilidade da população durante o feriado prolongado, quando o fluxo de pessoas na cidade tende a aumentar devido às festividades, atividades culturais, religiosas, familiares e de lazer.
Transporte Público Gratuito
Nos dias 13, 14, 16 e 17 de fevereiro, os cuiabanos poderão utilizar os ônibus urbanos gratuitamente, das 00h01 às 23h59, conforme o calendário de ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a administração municipal. Além disso, a gratuidade será estendida aos domingos durante todo o ano, o que significa que os cidadãos não pagarão passagem por um período de 5 dias consecutivos durante o Carnaval.
O objetivo da ação é garantir acesso facilitado ao transporte público, promovendo a inclusão social e estimulando a participação da população nas diversas atrações e eventos programados para o feriado. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana será responsável pela fiscalização e acompanhamento da execução da medida.
Serviços Essenciais
Durante o ponto facultativo, serviços essenciais como a coleta de lixo, fiscalização e orientação do trânsito, e a atuação da Defesa Civil seguirão funcionando em regime de escala para garantir a segurança e o bem-estar da população.
No setor de saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Policlínicas, o Centro Médico Infantil (CMI), o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, e o Hospital São Benedito terão atendimento 24 horas durante o feriado.
Entretanto, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Serviços de Atenção Especializada (SAEs), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não realizarão atendimentos durante o ponto facultativo, retomando as atividades no dia útil seguinte.
Funcionamento de Espaços Turísticos e Lazer
O Aquário Municipal e o Museu do Rio, localizados no Complexo Biocultural do Porto, fecharão para manutenção na segunda-feira (16 de fevereiro) e reabrirão na terça-feira (17 de fevereiro), funcionando normalmente até a quarta-feira de Cinzas, com entrada gratuita.
O Mercado Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto) funcionará em horários especiais durante o Carnaval. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, o mercado estará aberto, com horário reduzido, das 5h às 18h (sábado) e das 5h às 12h (domingo). Já na segunda-feira (16), o mercado abrirá das 5h às 18h, com fechamento às 12h na terça-feira (17), retomando o expediente normal na quarta-feira de Cinzas (18).
Por outro lado, o Museu da Imagem e do Som Lázaro Papazian (MISC) e o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha estarão fechados durante o período de ponto facultativo.
Parques Municipais
A população ainda poderá aproveitar os parques municipais durante o feriado. O Parque Tia Nair, localizado no bairro Jardim Itália, permanece aberto todos os dias, das 5h às 22h, oferecendo lazer gratuito com pista de caminhada e mirante com vista para o lago.
Já o Parque das Águas, um dos principais pontos turísticos de Cuiabá, funcionará normalmente, com acesso gratuito ao público das 5h às 23h. O parque pode ser acessado pelas vias do Centro Político Administrativo, pelo bairro Paiaguás e pela Avenida Dr. Hélio Ribeiro.
Benefícios da Gratuidade
A medida de transporte público gratuito tem como objetivo garantir uma maior democratização do acesso à cidade e contribuir para a redução do uso de veículos particulares, favorecendo a mobilidade urbana. Com a gratuidade, os cuiabanos poderão participar das festividades de Carnaval, visitar familiares, e aproveitar a programação cultural e de lazer sem se preocupar com o custo da passagem.
A Prefeitura de Cuiabá reforça que a gratuidade é uma medida excepcional para o período de Carnaval, conforme o calendário de ponto facultativo estabelecido, e que o transporte público retornará ao seu funcionamento normal após o feriado.
Essa ação é mais uma demonstração do compromisso da gestão municipal em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover a inclusão social e a acessibilidade.




























