Em mais uma edição do projeto Diálogos com a Sociedade, realizado no Rondon Plaza Shopping em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) reforçou seu compromisso com a população ao apresentar, em entrevista com o promotor de justiça Marcelo Rodrigues Silva, a amplitude de sua atuação para além da esfera acusatória.
Durante a entrevista, o promotor de Justiça compartilhou sua trajetória profissional e destacou o papel multifacetado do Ministério Público, que vai muito além da imagem tradicional de órgão acusador. “O Ministério Público é fiscal da lei, defensor da ordem jurídica e protetor dos direitos individuais e coletivos. Sem ele, a sociedade não é devidamente representada”, afirmou.
Titular da primeira promotoria criminal de Jaciara, Marcelo atua também nas comarcas de Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa. Ele explicou que a atuação regionalizada permite maior efetividade na fiscalização e na defesa dos direitos da população. “Os problemas são semelhantes entre essas cidades, e o Ministério Público precisa estar presente e acessível”, disse.
O promotor ressaltou que o Ministério Público não apenas reage aos crimes, mas também atua preventivamente. “Fazemos palestras em escolas, buscamos conscientizar desde cedo. A prevenção começa com a educação”, contou.
Além disso, o promotor de Justiça defendeu a importância da atuação restaurativa, aproximando vítima, sociedade e acusado. “É preciso restaurar a confiança nas instituições e garantir que o infrator compreenda o impacto de seus atos”, explicou.
A proteção às vítimas também foi destaque. O promotor relatou casos em que atuou para garantir medidas protetivas e reparações, como o de um trabalhador que perdeu a perna em um acidente causado por um condutor embriagado. “Conseguimos bloquear o veículo do réu para garantir uma indenização mínima à vítima. Isso é justiça”, afirmou.
Encerrando a entrevista, Marcelo Rodrigues Silva lembrou a importância da população acionar o MPMT. “Busquem o Ministério Público. Se não puderem ir até nós, liguem, mandem mensagem. O Ministério é público, está aqui para defender a sociedade. A participação da comunidade é essencial para que nós existamos”, concluiu.
Assista à entrevista na íntegra aqui.
O projeto Diálogos com a Sociedade conta com o apoio de parceiros institucionais como Amaggi, Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Águas Cuiabá, Bom Futuro, Energisa, Instituto da Madeira do Estado de Mato Grosso (Imad), Nova Rota do Oeste, Oncomed-MT, Rondon Plaza Shopping e Unimed Mato Grosso.