Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
'IMPUNIDADE'

Mauro Mendes cobra mudança nas leis penais: “Não adianta prender se o bandido sai antes do boletim”

Governador defende mudanças na legislação penal e reforça investimentos em segurança em Mato Grosso
Foto: SBT Cuiabá

publicidade

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), fez um duro pronunciamento sobre a situação da segurança pública no Brasil e cobrou mudanças nas leis penais durante evento com agentes de segurança no Estado. Em seu discurso, ele defendeu o fortalecimento das forças policiais, mas afirmou que o caminho ideal não é apenas contratar mais efetivo, e sim reformar o sistema penal brasileiro.

“Graças a Deus superamos aquele tempo em que a Polícia Civil de Mato Grosso comemorava a doação de pistolas. Hoje temos estrutura e tecnologia que poucos estados brasileiros têm”, afirmou o governador.

Apesar do avanço, Mendes foi categórico ao criticar o que considera uma sensação generalizada de impunidade.

“Eu não digo com alegria, porque na minha cabeça não é correto fazer isso aqui, mas é necessário. Colocar mais 1.000, 2.000, 3.000 policiais em Mato Grosso ou milhares no Brasil não é o caminho certo. A sensação de impunidade que se criou e a amplitude que se deu para os bandidos atuarem nesse país é muito grande”, disse.

Segundo o governador, o problema está na legislação brasileira, que permite que criminosos voltem rapidamente às ruas, mesmo após serem presos.

“É como se dissessem: ‘Vai lá e combate o crime, tolerância zero’, mas sem dar viatura, gasolina, tecnologia ou armamento. É isso que o Estado brasileiro faz conosco. Prende num dia, e o criminoso sai pela audiência de custódia antes do policial terminar o boletim”, criticou.

O governador comparou o Brasil ao Japão, país onde esteve recentemente em viagem oficial.

“O Japão teve 970 homicídios em um ano. Aqui, temos mais que isso em um fim de semana. Lá tem pena de morte, prisão perpétua, e o cidadão respeita o Estado. No Brasil, bandido perdeu o respeito pelo Estado faz décadas”, disse.

Mauro Mendes elogiou a senadora Margareth Buzetti (PSD) pela aprovação de projetos na área de segurança e reafirmou o compromisso de seguir investindo na estrutura policial do estado.

“Hoje, algumas das tecnologias e armamentos que temos aqui talvez nenhum outro estado brasileiro tenha. Vamos continuar investindo até o último dia do nosso governo”, garantiu.

Por fim, o governador anunciou que em breve será finalizado um decreto que estabelece um sistema de remuneração por produtividade nas forças de segurança de Mato Grosso, com premiações financeiras previstas para 2025.

“Queremos voltar aqui no início do próximo ano para reconhecer e premiar, com dinheiro, os melhores resultados das nossas forças policiais. Parabéns a todos, estou muito orgulhoso do trabalho que vocês fazem”, concluiu.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

publicidade

publicidade

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x