Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

VALORIZAÇÃO LOCAL

Projeto exige contratação de artistas locais em eventos culturais de governos

PL ainda precisa passar pela Comissão de Educação e pela Comissão de Constituição e Justiça, até chegar à Câmara dos Deputados

Publicado em

Os eventos culturais promovidos por qualquer esfera de governo precisarão contratar artistas locais. A exigência está prevista no Projeto de Lei 3.973/2024, que altera a lei de licitações e contratos administrativos (Lei 14.133, de 2021) e está na Comissão de Educação (CE), onde aguarda a designação de um relator.

O senador Magno Malta (PL-ES), autor do projeto, argumenta que a inclusão de pelo menos um artista ou grupo local em eventos artísticos por meio de rodízio e cadastro público de artistas fortalece a cultura regional, amplia as oportunidades de trabalho para artistas locais e estimula o desenvolvimento cultural das comunidades.

“Do ponto de vista econômico, o projeto incentiva o desenvolvimento da economia criativa regional. A participação dos artistas locais em eventos públicos amplia suas oportunidades de trabalho e gera renda, fortalecendo o setor cultural e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, explica Magno Malta.

O senador também defende que a atualização permanente de um cadastro público de artistas locais dá maior transparência ao processo de contratação. Esse sistema, segundo ele, evita a concentração de oportunidades em um número reduzido de artistas e democratiza o acesso às contratações públicas. Magno Malta argumenta que a proposta vai fomentar a diversidade cultural e gerar um impacto positivo nas economias criativas regionais.

Passando pela CE, a matéria segue para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a quem caberá a decisão terminativo sobre o projeto, ou seja, se aprovado pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Da Redação

Advertisement Entre na comunidade de WhatsApp do MTPLAY e receba notícias em tempo real

PODERES

Presidente Lula exonera temporariamente o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro

Ministro sai do cargo para realizar indicações de emendas no Senado Federal e deve retornar à pasta já nesta quarta (04)

Published

on

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, nesta terça-feira (03). De acordo com a publicação, o ato se deu a pedido do ministro.

O documento é assinado como parte do Diário Oficial da União de segunda-feira (02), publicado nesta manhã.

De acordo com a assessoria do ministro, Fávaro sai temporariamente do cargo para indicar emendas no Senado Federal e é esperado de volta já nesta quarta-feira (04).

COMENTE ABAIXO:
Redação

Continuar lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA