VALORIZAÇÃO LOCAL
Projeto exige contratação de artistas locais em eventos culturais de governos
PL ainda precisa passar pela Comissão de Educação e pela Comissão de Constituição e Justiça, até chegar à Câmara dos Deputados
Os eventos culturais promovidos por qualquer esfera de governo precisarão contratar artistas locais. A exigência está prevista no Projeto de Lei 3.973/2024, que altera a lei de licitações e contratos administrativos (Lei 14.133, de 2021) e está na Comissão de Educação (CE), onde aguarda a designação de um relator.
O senador Magno Malta (PL-ES), autor do projeto, argumenta que a inclusão de pelo menos um artista ou grupo local em eventos artísticos por meio de rodízio e cadastro público de artistas fortalece a cultura regional, amplia as oportunidades de trabalho para artistas locais e estimula o desenvolvimento cultural das comunidades.
“Do ponto de vista econômico, o projeto incentiva o desenvolvimento da economia criativa regional. A participação dos artistas locais em eventos públicos amplia suas oportunidades de trabalho e gera renda, fortalecendo o setor cultural e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, explica Magno Malta.
O senador também defende que a atualização permanente de um cadastro público de artistas locais dá maior transparência ao processo de contratação. Esse sistema, segundo ele, evita a concentração de oportunidades em um número reduzido de artistas e democratiza o acesso às contratações públicas. Magno Malta argumenta que a proposta vai fomentar a diversidade cultural e gerar um impacto positivo nas economias criativas regionais.
Passando pela CE, a matéria segue para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a quem caberá a decisão terminativo sobre o projeto, ou seja, se aprovado pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Senado
PODERES
Presidente Lula exonera temporariamente o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro
Ministro sai do cargo para realizar indicações de emendas no Senado Federal e deve retornar à pasta já nesta quarta (04)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, nesta terça-feira (03). De acordo com a publicação, o ato se deu a pedido do ministro.
O documento é assinado como parte do Diário Oficial da União de segunda-feira (02), publicado nesta manhã.
De acordo com a assessoria do ministro, Fávaro sai temporariamente do cargo para indicar emendas no Senado Federal e é esperado de volta já nesta quarta-feira (04).
-
PODERES6 dias ago
TCE notifica prefeituras para impedir demissão de agentes de saúde e combate a endemias
-
POLÍCIA4 dias ago
🔴URGENTE: Homem ataca a própria família a facadas, mata filha de 15 anos, fere ex-mulher e ex-sogros
-
POLÍCIA6 dias ago
Polícia Civil mira influenciadores que promovem “jogo do tigrinho” e rifas ilegais
-
PODERES4 dias ago
Coronel Fernando Tinoco assume comando-geral da PMMT e dispara: “Posso cometer erros como outros colegas cometeram, mas vão ter muitos acertos”