Imagens de câmeras de segurança da Prefeitura de Sorriso (420 km de Cuiabá) registraram o momento em que dois integrantes de uma quadrilha furtam R$ 300 mil de um caixa eletrônico instalado na administração municipal.
O furto aconteceu no dia 22 de agosto de 2024. A imagem mostra dois homens chegando no local. Um deles está disfarçado de segurança, enquanto o outro carrega uma caixa de ferramentas. A dupla se aproxima do terminal e realizam o furto.
Depois seguem na direção de um carro de fuga. Após o crime, o bando foi para Sinop (500 km de Cuiabá). Lá, lavaram o dinheiro furtado, por meio de depósitos bancários com envelopes.
Segundo a Polícia Civil, a quadrilha saiu de Mauá, em São Paulo no dia 20 de agosto. O grupo chegou em Mato Grosso no dia 21 e se hospedou em hotel de Sorriso.
De acordo com o delegado da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Sued Dias, os suspeitos faziam uma preparação prévia dos caixas eletrônicos que seriam alvos.
Eles monitoravam os caminhões que faziam o transporte dos equipamentos e aproveitavam o momento de descanso dos motoristas para interceptarem os veículos. No interior dos caminhões, o bando manipulava os terminais para que ficassem vulneráveis.
Tudo isso feito com auxílio de um comparsa, que repassava informações privilegiadas de onde os veículos estavam e para qual cidade o caixa eletrônico seria levado.
Além de Sorriso, a Polícia também revelou que o bando agia em São Paulo e Minas Gerais. Nesta semana, a Polícia Civil de Mato Grosso, com a apoio da Polícia Civil paulista deflagrou a operação Chave Mestra. 13 pessoas suspeitas de envolvimento no crime foram presas.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Mauá, Araraquara e São Paulo capital. Os presos irão responder pelos crimes de furto qualificado, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Assista a reportagem especial do SBT Comunidade