O secretário de Obras de Cuiabá, Reginaldo Teixeira, conversou com a equipes de reportagem do SBT Comunidade, nesta sexta-feira (10) para falar sobre o trabalho da Operação Tapa-Buracos da prefeitura da capital e demais serviços realizados pela pasta, que tem sido movimentada por situações polêmicas nesse início de mandato.
Reginaldo Teixeira afirmou que a secretaria vem realizando muitos trabalhos por conta da gestão passada. “Nós recebemos uma administração crítica na questão financeira e na questão estrutural também. Falta muita coisa, a gente ainda tá levantando. Mas já estamos trabalhando, fazendo ações de limpeza e de tapa-buraco em Cuiabá, em várias ruas e fazendo a troca de lâmpadas”, afirmou o gestor.
Sobre as ações para melhorar o asfalto da cidade, o secretário afirmou que apenas uma empresa está realizando o trabalho, mas que busca ampliar as atividades. “É uma única empresa que tá atuando hoje, porque as demais, que existem contrato, estão com problema financeiro e a gente tá fazendo um planejamento, junto à secretaria de finanças para saber como resolveremos isso daqui pra frente. Essa empresa está atuando nas avenidas principais de Cuiabá, para priorizar as avenidas em que passam ônibus. Nós sabemos que quase 100% das ruas da capital sofrem com esse problema, mas estamos com reuniões marcadas com empresas que podem nos ajudar a resolver isso”, detalhou Teixeira.
Já a respeito de empresas que podem resolver o problema da infraestrutura junto à prefeitura, Reginaldo explicou como vai funcionar o processo. “Na realidade, os contratos já existem. A gente tá fazendo um levantamento interno, analisando contratos. As empresas têm reclamado de faturas atrasadas, de 2, 3, 4 meses e a gente tá levantando, com as medições que foram realizadas, analisando valores de contrato, pra ver se tá correto, para a gente poder mandar para a equipe formalizada pelo Decreto de Calamidade Financeira, pra gente chamar essas empresas pra fazer uma análise disso daí e a gente vai cuidar dos pagamentos daqui pra frente”, esclareceu.
O secretário contou ainda que o prefeito Abilio Brunini pediu cautela aos secretários, para evitar gastarem o que a prefeitura não tem e evitarem ficar devendo a fornecedores.
Mutirão de Manutenção da Iluminação Pública
Na quinta-feira (09), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou 150 atendimentos na primeira noite do mutirão de manutenção da iluminação pública. A ação, incluiu também a reposição de 400 metros de cabos de cobre 16 mm² furtados na Avenida Miguel Sutil e 150 metros no Parque das Águas.
Os trabalhos contemplaram as avenidas Miguel Sutil, Parque do Barbado, Érico Preza, Fernando Corrêa, Coronel Escolástico, Dom Aquino e Afonso Pena. Nos bairros Altos da Serra I e Morada da Serra, foram realizadas trocas de lâmpadas queimadas, seguindo o cronograma estabelecido.
A operação está dividida em duas etapas, com equipes atuando durante o dia e a noite. Na primeira fase, os serviços estão concentrados em avenidas, áreas de grande circulação, praças, parques e na região central de Cuiabá. Na segunda etapa, os trabalhos serão direcionados aos bairros e distritos, priorizando as localidades com maior número de solicitações.
O mutirão conta com oito equipes dedicadas exclusivamente à substituição de lâmpadas, soquetes, braços e bocais, além da reposição de postes derrubados. Uma equipe específica realiza obras estruturais no sistema de iluminação.
Os profissionais utilizam equipamentos de segurança, como capacetes, luvas especiais, cintos de segurança, botinas isoladas e uniformes antichama, garantindo a execução das atividades com segurança.
De acordo com a prefeitura, a população pode solicitar os serviços de manutenção por meio dos números (65) 3645-5511/5522 ou pelo aplicativo Cidade Limpa, disponível para Android e iOS.