Durante a entrevista coletiva de entrega do Complexo Educacional do bairro Pedra 90, em Cuiabá, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), compartilhou um dado novo sobre a educação pública no estado, que segundo ele mostra uma mudança na procura pelo ensino público em MT.
“Nós já vivenciamos um momento de inversão na curva daqueles que procuram as escolas particulares. No ano de 2025, nós tivemos 8.700 alunos que deixaram as escolas particulares e migraram para as escolas públicas em todo o estado de Mato Grosso. Estrutura como essa daqui, talvez poucas escolas privadas do estado de Mato Grosso tenham. Essa infraestrutura, com estas tecnologias, com tudo aquilo que nós estamos adotando já em boa parte das nossas escolas”, afirmou o governador.
No Complexo Educacional, vão funcionar os Colégios Estaduais Integrados CEI 03 Mário de Castro e CEI 04 Malik Didier, em Cuiabá. Juntas, as duas unidades devem atender a 3.360 alunos nos dois turnos, na capital mato-grossense.
De acordo com o Governo, cada colégio conta com 24 salas de aula, refeitório, cozinha e quadra poliesportiva. As duas unidades também dipõem de uma piscina compartilhada por ambas.
O investimento publicado pelo Governo para a construção do complexo é de R$ 41,9 milhões.
Perguntado se a razão para a migração poderia ser em face de alguma crise financeira, o governador foi direto em dizer que não há crise. “Sempre houve migrações, mas esse ano ela foi atípica, muito acima da curva. Então, se tivesse uma crise no Brasil, uma taxa de desemprego alta no estado de Mato Grosso, mas nós temos a menor taxa de desemprego talvez da história do estado, a menor do Brasil. Então, não existe hoje nenhuma tendência científica, capturada, pra dizer que existe uma crise”, embasou o gestor para a resposta.
Ele seguiu defendendo que a mudança é resultado de investimento no setor da educação pública do estado. “Isso só pode ser reflexo, e não é uma fala teórica, tá aqui, olha (aponta para a estrutura). Andem pelas escolas particulares que têm na nossa capital, que vocês vão ver se encontram algo parecido. Uma ou outra tem, igual, ou melhor, mas a maioria não tem a estrutura que o Governo do Estado tá entregando em várias escolas”, concluiu Mauro.