TROCA DE COMANDO
Coronel Fernando Tinoco assume comando-geral da PMMT e dispara: “Posso cometer erros como outros colegas cometeram, mas vão ter muitos acertos”
Governador e autoridades militares dão declarações cordiais, mas deixam escapar discordâncias importantes
O coronel Fernando Tinoco assumiu o cargo de comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, em cerimônia realizada no Comando Geral da PM, na região do CPA, nesta sexta-feira (29).
O governador Mauro Mendes Ferreira (União) e diversas autoridades compareceram a cerimônia de posse. Mauro falou à imprensa com orgulho do oficial escolhido para o cargo. “Escolhemos o Coronel Fernando pela sua trajetória, trabalhou muitos anos no interior, conhece bem Mato Grosso. Depois da promoção como coronel, ele continuou trabalhando no interior, depois foi alçado à condição de 02 na Secretaria de Segurança Pública, fazia um belo trabalho de integração com a Polícia Civil, com a articulação com os comandos regionais do interior e eu vi nele bons predicados para assumir essa função, que eu tenho certeza que ele vai desempenhar com muita honra, com muita lealdade à Polícia Militar, ao estado de Mato Grosso e à missão que todos nós temos de proteger o cidadão mato-grossense”, garantiu o governador.
Quem também falou sobre o perfil do novo líder da Polícia Militar de MT foi o secretário de Segurança Pública, Coronel Roveri. “Ele vai entregar isso aqui [a marca da secretaria] obviamente no comando da tropa e no trabalho integrado que fazemos não somente na capital, mas em todo o interior do Estado. Nós temos operações acontecendo nesse momento que estamos aqui no comando geral tendo a Penitenciária Central, fora da penitenciária, no interior do Estado de Mato Grosso. E isso vai ser cada vez mais intensificado dentro da estratégia que nós apresentamos no combate ao Crime Organizado, mas não somente no combate ao Crime Organizado, e sim a todos os tipos de crime que acontece dentro do território de Mato Grosso”, garantiu o secretário.
O novo comandante da força auxiliar mato-grossense conversou com repórteres e adiantou que, assim como “outros colegas”, também pode cometer erros, mas demonstrou confiança. “Posso cometer erros também, como outros colegas possam ter cometido, mas tenho certeza que vão ter muitos acertos. Primeiro porque eu confio em Deus, tenho certeza que ele vai estar comigo, me orientando e confio nessa tropa, que a vida inteira estive embarcado com os colegas, com os praças nos quatro cantos do estado e tenho certeza que eles vão estar comigo nesse momento e eu estarei com eles nas demandas dele, mas agindo com sabedoria e prudência acima de tudo”, afirmou confiante o oficial.
Fernando Tinoco assume o comando da Polícia Militar em substituição ao coronel Alexandre Correa Mendes, que estava no cargo desde 2022. “Com a proteção e orientação divina recebo o comando da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso”, falou Tinoco na cerimônia.
Discordância nos posicionamentos
O ex-comandante-geral da PMMT, coronel Mendes, que também esteve na cerimônia, falou à imprensa com naturalidade sobre a própria exoneração e substituição. “Realmente, eu não entreguei o cargo eu cheguei numa reunião com ele, ele já estava decidido, então o governador está coberto de razão, cabe a ele a escolha do novo comandante-geral, então ele já me exonerou naquele momento, falou que iria trocar o comandante”, explicou o agora ex-comandante.
O coronel Mendes esclareceu ainda os pontos de discordância com o governador. “Obviamente eu pontuei ali várias solicitações que nós fizemos juntos a ele e não conseguimos, como a inclusão de mais efetivo, se combate crime organizado com efetivo na rua. A população mato-grossense tem que ver policiais na rua e infelizmente nosso efetivo que nós temos hoje é o efetivo de muitos anos atrás. Reconhecemos que ele convocou 500, mas nós temos aí uma uma saída de policiais anualmente muito grande”, explanou.
PODERES
Presidente Lula exonera temporariamente o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro
Ministro sai do cargo para realizar indicações de emendas no Senado Federal e deve retornar à pasta já nesta quarta (04)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, nesta terça-feira (03). De acordo com a publicação, o ato se deu a pedido do ministro.
O documento é assinado como parte do Diário Oficial da União de segunda-feira (02), publicado nesta manhã.
De acordo com a assessoria do ministro, Fávaro sai temporariamente do cargo para indicar emendas no Senado Federal e é esperado de volta já nesta quarta-feira (04).
-
PODERES6 dias ago
TCE notifica prefeituras para impedir demissão de agentes de saúde e combate a endemias
-
POLÍCIA4 dias ago
🔴URGENTE: Homem ataca a própria família a facadas, mata filha de 15 anos, fere ex-mulher e ex-sogros
-
POLÍCIA6 dias ago
Polícia Civil mira influenciadores que promovem “jogo do tigrinho” e rifas ilegais
-
GERAL1 dia ago
Edmundo Curvo assume Direção Comercial do grupo Roberto Dorner de Comunicação