O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), comentou sobre a remoção dos vendedores ambulantes da Rua Treze de Junho, localizada na região central da capital, e defendeu a medida afirmando que “a calçada precisa ser respeitada”.
Segundo Abílio, a intenção da Prefeitura é organizar o espaço público, garantindo o direito de ir e vir da população. “A calçada precisa ser respeitada, com passeio e direitos”, afirmou.
A declaração foi dada após críticas de ambulantes sobre a falta de estrutura no local alternativo oferecido pela Prefeitura, o Shopping Orla, onde os comerciantes foram convidados a se instalar. Em resposta, o prefeito argumentou que, ao contrário das calçadas, o Shopping Orla possui estrutura fixa e mais segurança para os trabalhadores.
“Que estrutura que tem na calçada? Uma mesinha móvel que a pessoa arma e desarma todos os dias? Nós estamos oferecendo o Shopping Orla, que tem estrutura, banca fechada onde a pessoa pode trancar seus produtos lá dentro com segurança”, afirmou.
Abílio reconheceu que o fluxo de pessoas no Shopping Orla não é o mesmo da região central, mas garantiu que a medida busca reordenar o comércio e evitar conflitos.
“Também não será permitido os comerciantes colocarem nas calçadas manequins e outros mundos”, disse, em tom crítico, sobre a ocupação irregular das calçadas.
O prefeito afirmou ainda que a gestão municipal não pretende promover confrontos, mas que contará com o apoio da Polícia Militar para garantir o cumprimento das normas e assegurar a ordem nas vias públicas.
Deseja que eu adapte a matéria para publicação em redes sociais ou versão impressa?