A Feira do Empreendedor 2025, promovida pelo Sebrae Mato Grosso, encerrou nesse domingo (5) em clima de comemoração e superação de metas. O evento, que chegou à sua 14ª edição, marcou os 50 anos de atuação do Sebrae no estado e reuniu milhares de visitantes no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Segundo o diretor técnico do Sebrae-MT, André Schelini, a edição deste ano foi “singular” na história da instituição.
“O Sebrae é sinônimo de empreendedorismo. É uma pauta positiva, uma pauta do bem, que traz energia e a força de quem sonha e quer empreender. A Feira do Empreendedor tem esse propósito: oferecer oportunidades e serviços para que cada empreendedor possa progredir cada vez mais”, destacou.
A feira foi planejada para se encerrar no Dia Nacional do Pequeno Empreendedor, celebrado em 5 de outubro, e contou com diversas áreas temáticas, incluindo inovação, agronegócio, gastronomia, marketing digital e inteligência artificial.
Entre os destaques, Schelini ressaltou as rodadas de negócios realizadas na Arena de Mercado, que movimentaram mais de R$ 20 milhões em negociações presentes e futuras, tanto no mercado nacional quanto internacional.
“Tivemos mais de 100 expositores na área de oportunidades de negócio, mais de 20 na gastronomia, 30 no agronegócio e nove cervejarias artesanais com a rota da cerveja. Tudo isso reforça a diversidade do empreendedorismo”, afirmou o diretor.
Além das exposições e palestras — incluindo a apresentação do poeta Bráulio Bessa —, o público foi presenteado com um show de drones no encerramento, em comemoração aos 50 anos do Sebrae em Mato Grosso.
O evento também contou com a presença de instituições financeiras parceiras, que apresentaram soluções de crédito para os empreendedores. Esquelini lembrou que o Sebrae mantém um fundo garantidor para apoiar quem deseja investir em novos negócios.
“Quem empreende precisa de crédito, precisa avançar, ampliar e diversificar seus produtos. O Sebrae está presente para apoiar hoje e no futuro dos negócios”, completou.
A diversidade e inclusão também foram prioridades da organização.
“A feira foi pensada para todos — do pequeno ao grande empreendedor, da zona rural às áreas urbanas. Tivemos espaço para crianças, jovens, adultos e idosos. O empreendedorismo não tem idade”, disse o gestor.
A próxima edição da Feira do Empreendedor já está confirmada para 2026, e promete trazer novas tendências e tecnologias para o ecossistema de negócios mato-grossense.
“Não posso adiantar o que vem pela frente, mas pode ter certeza de que traremos muitas novidades para ajudar você a empreender”, finalizou o diretor técnico.




























