Mato Grosso visa ampliar suas relações comerciais com países estrangeiros, consolidando-se como líder global na produção e fornecimento de alimentos. A estratégia envolve não apenas firmar acordos com nações chave, mas também fortalecer a presença do Estado no cenário internacional. O foco é promover o Estado de Mato Grosso como uma potência produtora e exportadora de commodities.
“A intenção é que esses países firmem acordos com o Estado do Mato Grosso. A intenção também é promover cada vez mais o nosso Estado, se posicionar no Senado Internacional como o maior produtor e fornecedor de alimentos”, frisou a diplomata corporativa e CEO do Instituto Produz (realizador da feira), Pamera Lima.
A ampliação de acordos comerciais com países estratégicos é considerada uma medida essencial para aumentar o volume de exportações e atrair grandes investidores.
“Com essa expansão com esses países, nós vamos atrair cada vez mais grandes investidores. Nós precisamos de indústrias para processar os nossos commodities e exportar os nossos produtos processados. Essa é a nossa intenção”, frisou Pamera Lima.
GreenFarm
A 2ª edição da GreenFarm começa nesta quarta-feira (17), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, e promete movimentar o setor agropecuário até o sábado (20). Com entrada gratuita, o evento reúne produtores, empresários e especialistas para uma programação recheada de oportunidades, debates e trocas de conhecimento.
A feira é uma das mais importantes do Centro-Oeste, destacando-se pela diversidade de temas e pela possibilidade de estreitar laços comerciais no setor.
Entre os principais destaques do evento, está a presença de autoridades como o governador Mauro Mendes e o deputado Dilmar Dal’Bosco, que participam da cerimônia de abertura. O painel inicial, “Brasil que alimenta o mundo, o futuro da produtividade agrícola”, abordará o papel do Brasil na segurança alimentar global, com foco nas inovações necessárias para impulsionar a produtividade agrícola. A programação inclui ainda discussões sobre a relação comercial com a Coreia do Sul, um mercado promissor para Mato Grosso.
No decorrer da feira, a GreenFarm traz temas relevantes como endividamento rural, sustentabilidade e regulamentação ambiental. Palestras de especialistas renomados e painéis técnicos oferecerão soluções práticas para os desafios atuais do agronegócio.
Além disso, o Leilão Green de Gado de Corte será uma das atrações da noite, com boas oportunidades de negócios para pecuaristas e investidores.
A feira não é só para profissionais do setor. Famílias também têm seu espaço, com atrações como uma mini fazendinha, com mais de 60 animais, e uma feira da agricultura familiar, com produtos de pequenos produtores de Mato Grosso. Outra atração será a exposição de carros antigos, com modelos clássicos para os admiradores de relíquias automotivas.
A GreenFarm funcionará das 8h às 21h, de hoje até sexta-feira (19), e no sábado, das 8h às 17h. O evento é de fácil acesso pela MT-251, sentido Chapada dos Guimarães.