Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
BEBIDA BATIZADA

Jovem é internado com suspeita de intoxicação por metanol em UPA de VG

Reprodução

publicidade

Um jovem, de 25 anos, foi internado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Ipase, em Várzea Grande, após passar mal na quinta-feira (16). A suspeita é de que ele tenha sido intoxicado por metanol.

Apesar do atendimento, não foi relatado quais os sintomas apresentados pelo jovem. Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, foi informado que o caso está sendo investigado e a gestão municipal deve repassar novas informações ainda nesta sexta-feira (17).

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá recebeu 28 ampolas do antídoto Fomepizol, medicamento utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, substância tóxica encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas. As doses foram distribuídas à farmácia da emergência do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que integra a rede de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de casos de envenenamento e intoxicação.

O envio das doses de Fomepizol faz parte de uma ação nacional de reforço do estoque estratégico do SUS, que distribuiu o antídoto para todos os estados e o Distrito Federal. O medicamento, de alta eficácia e segurança, bloqueia a metabolização do metanol em ácido fórmico, evitando complicações graves como acidose metabólica e insuficiência renal.

Embora Cuiabá e Várzea Grande não tenha registro de casos confirmados ou suspeitos de intoxicação por metanol até o momento, as autoridades de saúde reforçam o alerta à população para evitar o consumo de bebidas sem procedência conhecida.

INTOXICAÇÃO

A intoxicação por metanol é uma emergência de saúde grave, causada principalmente pela ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, produtos de limpeza ou solventes. Embora o metanol seja um tipo de álcool industrial, ele é extremamente tóxico para o corpo humano. A falta de conhecimento sobre o assunto e a semelhança no sabor e cheiro com o álcool comum (etanol) tornam a intoxicação um risco sério e silencioso. 

O metanol é um composto químico usado na fabricação de produtos como anticongelantes, solventes e combustíveis. Diferente do etanol, que é o álcool presente em bebidas como cerveja e cachaça, o metanol não pode ser metabolizado pelo nosso organismo. 

Ao ser ingerido, o fígado o transforma em substâncias como formaldeído e o ácido fórmico. Essas substâncias são altamente venenosas e atacam o sistema nervoso, causam danos severos aos olhos e podem levar à morte. 

(com informações de Folha Max)

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

publicidade

publicidade

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x