Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
VEJA VÍDEO

Empresas são alvo de operação contra crime ambiental por descarte ilegal de óleo na drenagem pluvial

publicidade

Uma operação conjunta deflagrada na manhã desta quinta-feira (29) em Cuiabá resultou na prisão em flagrante de três pessoas por crime ambiental, na suspensão das atividades de três estabelecimentos comerciais e na aplicação de multas administrativas por descarte irregular de óleo e resíduos oleosos no sistema de drenagem pluvial da capital.

A ação, denominada Operação Áugeas, foi realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), em conjunto com o Juizado Volante Ambiental (Juvam), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a Prefeitura de Cuiabá.

Ao todo, seis estabelecimentos foram fiscalizados. Entre os alvos estavam um posto de combustível, uma oficina de manutenção de veículos e uma oficina de manutenção de motocicletas, que tiveram suas atividades suspensas em razão de irregularidades consideradas graves. Além das prisões em flagrante, uma quarta pessoa responderá a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Durante a operação, também foram aplicadas cinco multas administrativas pelo descumprimento das normas ambientais e sanitárias.

Investigação apontou crime ambiental continuado

As investigações conduzidas pela Dema revelaram que os estabelecimentos utilizavam de forma irregular o sistema de drenagem pluvial de Cuiabá — destinado exclusivamente ao escoamento das águas das chuvas — para o descarte de efluentes industriais, óleos e graxas.

Os responsáveis foram autuados com base nos artigos 54, §2º, inciso V, e 60 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e encaminhados à delegacia para as providências legais.

Riscos à saúde pública e ao meio ambiente

Segundo a delegada titular da Dema, Liline Murata, o descarte irregular de óleo representa um grave atentado contra a coletividade.

“É um crime grave, que pode trazer sérios riscos à saúde humana, expondo a população a substâncias tóxicas, além da degradação do ecossistema, por meio da asfixia da fauna e flora, contaminação dos rios e do solo. Também causa danos à infraestrutura urbana, com entupimentos das galerias pluviais, gerando inundações e altos custos de manutenção pagos pelo contribuinte”, destacou a delegada.

Força-tarefa integrada

A operação contou com a participação de 16 policiais civis e 36 servidores da Juvam, Politec e das secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente, Ordem Pública (Sorp) e Mobilidade Urbana (Semob), reforçando a atuação integrada no combate aos crimes ambientais.

Origem do nome

O nome Áugeas faz referência ao mito grego da limpeza dos estábulos do rei Áugeas, símbolo da remoção de uma contaminação acumulada ao longo do tempo — uma analogia à situação dos estabelecimentos que vinham, reiteradamente, descumprindo a legislação ambiental.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

publicidade

publicidade

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x