Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Setor de endemias leva orientação sobre malária para alunos da Gleba Mercedes

publicidade

No Dia Mundial de Luta Contra a Malária, celebrado nesta terça-feira (25), a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Combate às Endemias, realizou uma ação educativa e preventiva sobre o tema, para os alunos das escolas da Agrovila e Campos Novos, na Gleba Mercedes.

“Os agentes de endemias prepararam um material bem legal para ser apresentado nas escolas da Gleba, que é uma área muito propícia a casos de malária, por se tratar de região de mata e lago. O objetivo é levar até as crianças, professores e toda a comunidade escolar, conhecimento para prevenção e orientações sobre os sintomas dessa doença” enfatizou o coordenador de endemias, Alef de Souza Costa.

O coordenador ressaltou ainda que a malária no momento não é uma doença endêmica em Sinop, mas que já foi. “Se nós não tivermos os devidos cuidados a doença pode volta. Por isso é importante disseminar o máximo possível de conhecimento, trabalhando sempre a prevenção, principalmente com as crianças que são propagadoras de informação”, concluiu o coordenador de endemias.

A malária é uma doença parasitária infecciosa, não contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não transmite diretamente para outra pessoa. Os casos ocorrem principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Com quadro clínico caracterizado por febre seguida de calafrios, suor, fraqueza e dor de cabeça. Se não for tratada, pode progredir para caso grave, levando à morte.

Durante a ação educativa foram também abordados os temas como dengue e leishmaniose, com dicas de cuidados, orientação sobre sintomas e a importância da prevenção dessas doenças.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade