RONDONÓPOLIS
Mobilidade Urbana implementa mudanças no trânsito visando poupar vidas

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está revitalizando a sinalização horizontal e vertical da malha viária e, desta forma, melhorando a trafegabilidade em vários pontos de Rondonópolis. Além disso, está mudando o sentido de algumas ruas para que o trânsito tenha maior fluidez e motoristas e pedestres andem pelas vias com mais segurança.
Em apenas um mês, a população já pode observar a assertividade das primeiras ações. Na rua Juscelino Kubitschek, esquina com Benjamin Duarte, no Jardim Primavera, a via que era mão única passou a ter sentido duplo. Mesmo com mais carros, não houve registro de acidentes neste mês. O fator maior de segurança ficou a cargo de uma nova rotatória, bem sinalizada, que obriga todos os condutores a fazerem o contorno para pegar outras ruas. Quem anda pelo bairro também pode verificar a pintura nos rebaixamentos do asfalto na via para escoamento da água, o que propiciou maior visibilidade no desnível das ruas.

Outra esquina que ganhou nova sinalização foi da rua Rio Branco com a Casimiro de Abreu, acesso que liga os bairros Monte Líbano e Buriti. Com a nova sinalização, o acesso de quem vem da Vila Rica é pela direita, com a obrigatoriedade do motorista fazer o contorno para atravessar a Rio Branco – antes era possível entrar à esquerda direto, o que causava constantes acidentes.
Na região central, houve alteração nas perpendiculares da rua Fernando Corrêa, no trecho entre a rua Frei Servácio e a avenida Presidente Kennedy. Para melhorar o trânsito, ficou organizado como via de mão e contramão na sequência das vias. Ficaram com sentido Fernando Corrêa para Arnaldo Estevão: a rua Andradina e a Travessa Araçatuba. Já a rua Birigui está com sentido inverso. Com a modificação de sentido, para quem sobe a Fernando Corrêa, é possível acessar a João Pessoa (paralela), pela travessa Araçatuba. “A travessa agora tem conversão à esquerda e à direita, a partir da Fernando Corrêa”, explicou o secretário Thales Tatí, complementando que o cruzamento da via, de forma direta, não é mais possível.

A sinalização também foi reforçada com a pintura de faixas na Fernando Corrêa, no trecho entre a travessa Mirandópolis e a avenida Ponce de Arruda, para melhorar a visibilidade devido a mesma dar acesso ao Centro e à BR-163/364. Devido ao fluxo intenso, um trecho de 40 metros do estacionamento foi transformado em recuo para acesso de sentido obrigatório para quem vai para a região da Vila Operária pela avenida Ponce de Arruda.
No Anel Viário de Rondonópolis, a alteração é para garantir a preferência para quem está na via rápida. A melhoria ocorreu no trecho entre a saída para Guiratinga e Primavera do Leste. “No local, foi trocada a sinalização vertical e horizontal para garantir maior fluidez a quem, de direito, precisa da preferência. Neste local, garantimos o que consta no Código Nacional de Trânsito”, ressaltou.
Em outros pontos da cidade, a sinalização já foi reforçada para dar mais segurança a pedestres, como por exemplo, nas imediações das escolas Leibniz, Adventista, Edvaldo Zuliani Belo, Silvestre Gomes Jardim, na Mateus Vinícius Braz e na Associação de Atletismo e Esporte Inclusivo.
Segundo o secretário, outras escolas e locais de alto fluxo de pedestres também estarão recebendo melhorias na sinalização horizontal e vertical. Um dos pontos que já foi beneficiado com a nova sinalização foi a frente do estádio municipal Luthero Lopes.


RONDONÓPOLIS
Judiciário convida prefeito para discutir caos no trânsito

Uma reunião articulada pelo Poder Judiciário debateu na tarde desta sexta-feira (14), no auditório do Ministério Público do Estado, a crítica situação do trânsito de Rondonópolis, apontado como o mais letal de Mato Grosso e um dos mais violentos do Brasil. O juiz Wagner Plaza Machado Junior, do 2º Juizado Especial de Rondonópolis, convidou vários agentes importantes nesse tema, incluindo o prefeito Cláudio Ferreira, visando estabelecer medidas para um trânsito mais seguro na cidade. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), envolvendo a Prefeitura, está sendo articulado pelo Ministério Público.
Além do magistrado e do prefeito, a reunião contou com a juíza Maria das Graças Gomes da Costa, as promotoras de justiça Joana Maria Ninis e Patrícia Eleutério Dower, o delegado da Polícia Civil Santiago Sanches, o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Silva Sá, o representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Audiney Rocha, o vereador Ibrahim Zaher, líder do prefeito na Câmara, e outros representantes da Prefeitura, como o secretário de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, o gestor do Gabinete de Segurança Pública (GASP), Carlos Guinâncio, e o procurador-geral adjunto, Vilmar Júnior.
Conforme o juiz Wagner Plaza, essa reunião objetivou debater com cada órgão ou instituição o que pode ser feito para melhoria e garantia de mais segurança no trânsito local. O magistrado citou vários dados que apontam a gravidade e letalidade do trânsito rondonopolitano, citando que agora em janeiro, por exemplo, em menos de 24 horas, foram três mortes. Somente em 2024 foram mais de 3.500 acidentes com vítimas, segundo dados do SAMU. Entre os problemas, citou a cultura de desobediências às regras, a falta de fiscalização e de um pátio para apreensão de veículos.
O prefeito Cláudio Ferreira destacou que o convite recebido para essa reunião é providencial, diante de todo impacto que o trânsito gera na economia, na saúde pública, com o colapso do Hospital Regional, e no aspecto social, com pais mortos. Na verdade, enfatizou que foram oito anos de omissão total do antigo gestor em cumprir medidas que ordenassem o trânsito local, resultando em muitas mortes e pessoas sequeladas. Diante da situação tão crítica, afirmou que é preciso o envolvimento de todos os poderes para o enfrentamento do problema.
Nisso, Cláudio Ferreira lamentou o desmantelamento do transporte público em Rondonópolis, com a decisão fracassada da gestão passada de estatizar o sistema. Também externou que o caminho no setor também passa por um transporte público eficiente. “Só existe uma forma de ter um trânsito pacífico, que é ter um transporte público eficiente”, disse ele, apontando ainda a necessidade de fiscalização e conscientização. Assim, também garantiu que vai tomar medidas para fortalecer o transporte público, como a redução no preço da tarifa.
Entre os participantes da reunião, um consenso é quanto à necessidade de implantar um pátio de apreensão de veículos na cidade, até para retomar as blitze e lei seca no trânsito. Também foi informado que não existe nenhum impedimento legal para retomada da fiscalização eletrônica na cidade, não havendo nenhuma investida contra do Ministério Público nesse sentido. Um encaminhamento tomado foi justamente na elaboração do TAC envolvendo a Prefeitura e o Ministério Público para buscar o ordenamento do trânsito local.
“Estou disposto a fazer o que não foi feito nos últimos oito anos, que é enfrentar o problema”, finalizou o prefeito.
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