Os municípios de Barra do Garças, Primavera do Leste e Água Boa, em Mato Grosso, estão entre as cidades do Centro-Oeste contempladas no pacote de R$ 91 milhões em investimentos em aeroportos regionais anunciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Os recursos fazem parte da carteira pública de investimentos para o ciclo 2026-2027 e foram divulgados pelo órgão no final de dezembro de 2025 e publicados em janeiro de 2026.
Entre as ações previstas estão obras e melhorias de infraestrutura no Aeroporto de Barra do Garças, com foco na modernização do terminal e na ampliação da capacidade operacional; e a instalação de estações meteorológicas nos aeroportos de Água Boa e Primavera do Leste, para melhorar a qualidade das informações climáticas e a segurança das operações aéreas.
Investimentos e o que mudam nas cidades de MT
- Barra do Garças
O aeroporto de Barra do Garças, cidade no leste de Mato Grosso, será beneficiado com parte dos recursos para obras de infraestrutura no terminal. O aeroporto está localizado a cerca de 15 km do centro e tem capacidade para receber aeronaves de porte médio. A previsão é que a obra torne o aeroporto mais funcional, facilite a circulação de passageiros e cargas e favoreça setores como o turismo regional e o comércio local.
- Água Boa
No município de Água Boa, no Vale do Araguaia, será instalada uma estação meteorológica, que permitirá obtenção de dados climáticos mais precisos. Isso torna as operações de pousos e decolagens mais seguras, especialmente em períodos de clima instável. Para uma cidade com forte ligação às atividades do agronegócio, a melhoria pode contribuir para ampliar o uso do aeroporto em rotas regionais.
- Primavera do Leste
O aeroporto de Primavera do Leste, município com grande dinâmica econômica e demográfica em Mato Grosso, com cerca de 93 mil habitantes de acordo como último censo do IBGE, também terá estação meteorológica instalada. O equipamento tende a reduzir riscos operacionais e apoiar a logística aérea, beneficiando tanto produtores rurais quanto usuários do terminal em voos civis e executivos. Esse processo de modernização começou ainda na gestão de Léo Bortolin, quando, em maio de 2023, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o Aeroporto de Primavera do Leste (MT) a operar voos noturnos. A medida só foi possível após a prefeitura, sob comando do ex-prefeito, hoje presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, realizar obras de reforma e adequação da pista e instalar a sinalização luminosa noturna, incluindo luzes de cabeceira, borda de pista e indicadores de vento, itens exigidos para garantir segurança nas operações após o pôr do sol.



























